QUALIDADE DA ÁGUA

Em cumprimento a portaria 2.914 de 12/12/2011 que estabelece os padrões de portabilidade para consumo humano, o SAAE, realiza análises de Agua captada, tratada e distribuído a população. As analises avaliadas são sobre parametros Físico - Químico e Microbiológico.  Nestas análises são avaliadas:

PARÂMETROS UTILIZADOS NAS ANÁLISES DE ÁGUA

Análises Físico-químicas: Estas análises são feitas por parâmetro. Cada parâmetro fornece uma informação diferente, conforme explicações abaixo:

• Cloro Residual: O hipoclorito de sódio é utilizado no processo de desinfecção, o qual visa destruir ou desativar os microorganismos causadores de enfermidades.

• pH: O pH é importante, visto que o mesmo influi nos processos de potabilização e desinfecção da água. O pH é uma característica importante das águas de abastecimento, dada a sua influência na coagulação química, na desinfecção, no amolecimento de água e no controle da corrosão. O pH ácido pode levar à corrosão das tubulações e o pH básico diminui a eficiência do cloro na desinfecção da água.

• Turbidez: A turbidez é causada pela presença de partículas em suspensão, tais como argila, sílica, matéria orgânica, inorgânica e microorganismos. A Turbidez em excesso afeta a qualidade estética da água e também a qualidade sanitária, pois alguns vírus e bactérias podem se alojar nas partículas em suspensão se protegendo da ação desinfetante do cloro.

• Cor: A cor é causada por substâncias dissolvidas na água. Essas substâncias podem ser de origem orgânica ou inorgânica. Como exemplo de substâncias orgânicas podemos citar os vegetais, que se decompõem, dando origem ao que se convencionou chamar de “húmus” e como exemplo de substâncias inorgânicas podemos citar alguns metais, tais como ferro e manganês. A determinação da cor de uma água é, antes de tudo, a caracterização estética, sem grande significado sanitário, pois uma água isenta de cor pode ser menos potável do que uma água colorida. Quando a cor está acima dos padrões, além de esteticamente inaceitável, pode manchar roupas, peças sanitárias, etc.

Análise Bacteriológica: O objetivo do exame bacteriológico da água é fornecer informe a respeito da sua potabilidade, isto é, ausência de risco de ingestão de microorganismos causadores de doenças, geralmente provenientes da contaminação pelas fezes humanas e de outros animais de sangue quente. As bactérias do grupo coliforme constituem o principal indicador de contaminação microbiológica da água. Uma água, para ser potável, não pode conter bactérias do grupo coliforme e, principalmente, coliformes termotolerantes, pois a presença destes indica o risco potencial da ocorrência de bactérias patogênicas.