Foto:
22/10/2018 15:35
“A natureza pela água” é o tema do Dia Mundial da Água 2018

Nesta quinta-feira, 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água. Escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data leva os povos de todo o mundo à reflexão sobre o uso, o consumo, a preservação e outros aspectos relacionados à água.

Para este ano, a ONU definiu o lema “A natureza pela água”, no qual pretende compatibilizar soluções sustentáveis na gestão dos recursos hídricos em todo o planeta. Para as Nações Unidas, seus estados-membros precisam focar na sustentabilidade quando da gestão de vegetações, solos, mangues, pântanos, rios e lagos.

Dados oficiais indicam que, em todo o mundo, 1,8 bilhão de pessoas consomem água de fontes não protegidas contra a contaminação por fezes humanas. Mais de 80% das águas residuais geradas por atividades do homem — incluindo o esgoto caseiro — são despejadas no meio ambiente sem ser tratadas ou reutilizadas.

Estas questões estão sendo discutidas no Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama), de 17 a 22 de março, em Brasília, que defende a água como um direito, um bem do povo, e não uma mera mercadoria.