O SAAE é responsável por vazamentos que ocorram até o hidrômetro. Quando o problema for até aí, basta comunicar pelo telefone 67 3261 - 1290, que os técnicos irão até o local indicado para fazer o conserto. Mas, a partir do hidrômetro, o SAAE não pode mais interferir.
Para saber se há vazamento interno em sua casa é simples, basta seguir estas dicas:
- Verifique todos os pontos de água: torneiras, registros, boias de caixa d'água.
- Você também pode fazer alguns testes:
1 - Feche o registro do cavalete.
Abra uma torneira alimentada pela rede.
Espere a água parar de correr.
Coloque um copo cheio de água na boca da torneira.
Se houver sucção de água no copo pela torneira é sinal de que existe vazamento no cano alimentado diretamente pela rede.
2 - Mantenha aberto o registro do cavalete.
Feche todas as torneiras da casa e não utilize sanitários. Feche completamente a boia da caixa. Observe a posição de ponteiro no hidrômetro e volte a verificar algum tempo após. Se houve mudança de posição é porque há vazamento.
3 - Jogue cinza no vaso sanitário. Se ficar depositado no fundo do vaso, não há vazamento na válvula ou na caixa de descarga. Se o bacio tiver saída de descarga para trás (em direção à parede), deve-se esgotar a água para fazer o teste. Se a água voltar e se acumular há vazamento na válvula ou na caixa.
4 - Vede bem a boia da caixa. Feche as torneiras e não use os sanitários. Marque o nível da água na caixa.
Depois de uma hora confira o nível da água. Se baixou, existe vazamento na tubulação, nos sanitários ou na própria caixa.
NA INSTALAÇÃO INTERNA
1) Feche o registro do hidrômetro
2) Abra a torneira logo após o hidrômetro
e espere toda a água escorrer
3) Coloque um copo cheio de água na boca desta
torneira
4) Se a água do copo for sugada é sinal de que há vazamento no ramal
que está ligado diretamente à rede.
DENTRO DE CASA
1) Feche todas as torneiras e não use os sanitários
2) Feche o registro do hidrômetro para interromper o fluxo da água
3) Marque o nível da água na caixa d’agua e depois de 1h confira.
4) Se o nível estiver mais baixo é sinal de que há vazamento nos canos ou nos sanitários da casa.
NA VÁLVULA OU NA CAIXA DE DESCARGA
Essa é bem fácil verificar. Jogue pó de café no vaso sanitário e observe. Se ele derreter ou desaparecer é sinal de que há vazamento na válvula ou caixa de descarga.
ENTRE O HIDRÔMETRO E A CISTERNA/ CAIXA D’AGUA
Impeça a entrada de água da cisterna ou da caixa, levantando a boia. Se o ponteiro do hidrômetro continuar girando é sinal de que existe vazamento.
NA CISTERNA
1) Deixe a boia levantada e não ligue a bomba
2) Depois de algum tempo verifique o nível da água na cisterna
3) Se o nível tiver baixado é sinal de que existe vazamento, possivelmente causado por rachaduras na cisterna.
Agora é hora de colocar em prática as dicas de economia e consertar os vazamentos encontrados. Assim você evita desperdício de água, colabora com a natureza e ainda reduz sua conta de água.
Um serviço oferecido principalmente para as empresas de abastecimento de água, a detecção de fraudes serve para localizar qualquer infração causada propositadamente pelos usuários com o intuito de distorcer o real consumo de água. Também conhecidas como "gatos" ou "cabritos", as fraudes são irregulares e ilegais.
As principais formas de fraude são: irregularidades no hidrômetro (como rompimento dos lacres); ligações clandestinas direto na rede de abastecimento; desvios de água antes dela chegar ao hidrômetro; violação de ligações cortadas, intervenções no cavalete, etc.
Quem frauda compromete o abastecimento de toda a cidade e, dependendo do tipo de intervenção, pode contaminar a rede pública de água. As fraudes também contribuem significativamente para aumentar os índices de perdas no sistema de abastecimento de água.
Quando a fraude é comprovada, o usuário é notificado, paga multa, consumo retroativo aos meses em que utilizou a água de maneira indevida, além arcar com os custos de um novo hidrômetro. Além disso, comprovada a fraude, o consumidor corresponde por crime de furto (Art. 155 do Código Penal).
A maioria das fraudes são identificadas visualmente por um técnico bem treinado. Para as ações clandestinas invisíveis, uma empresa especializada como a Eco Água utiliza várias técnicas em campo. A mais sofisticada é a chamada ação combinada. Instala-se uma VPO (válvula propulsora de ondas ) no cavalete ou na rua que emite ondas com determinada frequência que são captadas por um geofone eletrônico. O mapeamento dessa varredura vai identificar a ligação irregular.
Trabalhamos de segunda a sábado, com agendamento de dia e horário. Atendemos também à noite e finais de semana, desde que agendado com 24 horas de antecedência.